Pia de cozinha: granito, mármore ou granilite qual usar?

Na hora de decorar, é importante ficar atento a muitos fatores além da beleza. As especificações técnicas, posicionamento e o uso são importantes na hora de escolher o tipo de material para a decoração.

Uma dúvida muito comum na hora de decorar a cozinha, é saber qual o revestimento ideal para a pia da cozinha: Granito ou Mármore?

A pia é muito utilizada para o preparo de comidas tem constante contato com líquidos e, por isso, devemos levar em consideração não só o aspecto visual, mas também a durabilidade e conservação de cada material.

Então, se você ainda não se decidiu qual pedra usar na pia da cozinha, continue lendo esse texto para entender qual material é mais recomendado nessa ocasião.

Apelo estético X Funcionalidade

A beleza de uma estrutura versus a sua funcionalidade é um fator importante, seja na engenharia civil, na arquitetura e até mesmo no design de interiores.

A beleza sem nenhuma funcionalidade ou sem durabilidade não é um bom negócio.Contudo, isso é o que costuma ser definido, mas qual melhor material para o revestimento da pia da cozinha? Já que o granito e o mármore possuem suas particularidades bem equilibradas, e também são donos de um belo aspecto estético.

Mesmo com todas essas qualidades perecidas, apenas uma dessas pedras é recomendada para ser utilizada na pia da cozinha. Vejamos as características de cada uma.

O granito

Na escala que mede a dureza dos minerais – as unidades chamadas Mohs – é um dos materiais mais resistentes para o uso em ambientes domésticos como a bancada da pia da cozinha.

E essa dureza faz com que o granito seja bastante utilizado em locais com amplo trafego, como  estações e saguões, além de ornar paredes, bancos e meses. Dessa forma, a limitação do uso do granito é a criatividade.

O mármore

O mármore, por outro lado, apresenta um índice de dureza Mohs baixo quando comparado com o granito, e também possui uma porosidade maior.

Assim, o mármore é mais valioso para obras de arte e detalhes na decoração por causa da sua baixa resistência e beleza com variações visuais.

pia de cozinha

E o granilite?

Existe uma terceira opção, o granilite é a união de vários minerais granulados, o granito, o quartzo e o calcário em uma mistura de concreto branco e areia, com isso é possível criar belos resultados com o granilite e aproveitar a forma dura do concreto.

Dessa forma, ainda existe uma outra opção que pode contribuir tanto para a beleza quanto para a funcionalidade, basta fazer o envernizamento bem feito, vai tornar a estrutura impermeável e brilhante.

Pia de cozinha: granito ou mármore?

Por fim, se chegou até aqui, já percebeu que o importante é funcionalidade acima da estética.

Dessa forma, o mármore funciona melhor como decoração, pois, ele se deforma facilmente e estragaria com mais facilidade.

Além disso a sua porosidade em contato com a água faria com que ele perdesse a cor além de apresentar manchas se for utilizado na pia da cozinha.

Então, se estiver pensando entre granito ou mármore para pia da cozinha, o correto é utilizar Granito ou granilite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *